segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Equipe de Psicologia promove trababalho sobre Sexualidade com os cuidadores


Realizou-se no dia 09/out na sala 107 na UNISC um trabalho sobre SEXUALIDADE realizada pela psicóloga Joana Puglia (Psicóloga CRP/07 19087).

Ela fez uma discussão a respeito dos tabus e mitos sobre a Sexualidade, trazendo também alguns pontos importantes sobre sexualidade, sexo e gênero.

O trabalho se mostrou muito interessante e oportuno, já que proporcionou discussões e reflexões sobre a temática, sendo estes importantissimo para o trabalho dentro da instituição COPAME.

Confira algumas fotos deste momento:
Dinâmica inicial para discussão sobre a temática.

Apresentação sobre a temática com a Psicóloga Joana.


Equipe de Psicologia (Jeson, Jéssica e Miguel) com a facilitadora Joana e psicóloga da COPAME Deise.

Psicóloga Joana Puglia.



Equipe de Psicologia inicia novo trabalho neste segundo semestre de 2012

A partir do mês de agosto de 2012 se iniciou um novo trabalho da equipe de psicologia: 
O Conta Sonhos.

Este será, inicialmente, realizado com as crianças da casa dos menores (meninos e meninas de 03 a 07 anos de idade). Entretanto, pretendemos, para o próximo semestre expandir o trabalho do Conta Sonhos para as crianças maiores: a  Casa das Meninas (08 aos 12 anos de idade) e a Casa dos Meninos (08 aos 12 anos de idade).




O Conta Sonhos é um momento para as crianças contarem seus sonhos, pois se entende que os sonhos são uma forma da pessoa reviver seu cotidiano, e assim, contar os sonhos pode possibilitar uma reesignificação de momentos ruins, logo, auxiliará estas crianças a lidarem com possíveis situações difíceis que viveram.

O trabalho é realizado por três bolsistas da Psicologia: Jéssica Brandt, Luciene Rodrigues e Fabiane Azambuja, sendo o trabalho supervisionado pelo Professor Miguel Angel Liello.

Confira alguns momentos já vivenciados neste grupo:






Apresentações

O Projeto COPAME também produz material bibliográfico bem como apresenta o trabalho realizado em Seminários, Congressos, dentre outros, confira:



Equipe de psicologia: 5o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - As fronteiras da Extensão, ocorrido em 2011 em POA. 
Da esq. a Direita: Miguel Angel Liello, Bruna Pereira, Jéssica Brandt e Fátima Corá Brandt.

Equipe da Odontologia: Certificado de prêmio de Mensão Honrosa pelo trabalho apresentado em Brasília, 2011.
Pôster apresentado no Congresso em Brasília.

Karini Wilki da Odontologia, recebendo o prêmio.

 Equipe de Psicologia apresenta no Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISC em Santa Cruz do Sul em 2010.

Trabalhos realizadospela Eq. de Educação Física

Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA

Serão ministradas 2 (duas)  aulas de Educação Física (atividades Lúdicas Recreativas) 2 vezes por semana com duração de 1 hora,  2 vezes na COPAME e 1 vez por semana Aulas de Natação (Atividades Lúdicas Aquáticas)  na piscina pedagógica da UNISC, criando um ambiente propício à consecução de atividades que levem as crianças e adolescentes a desenvolver seu acervo lúdico, psicomotor e suas relações sociais.
Os beneficiados serão as crianças e adolescentes da COPAME, com o desenvolvimento de atividades recreativas, e lúdicas aquáticas, como forma de distração, geração de prazer, educação e desenvolvimento humano.








Trabalhos realizados pela Eq. da Ciências Contabéis


Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Inicialmente fizemos uma reunião com o contador responsável pela instituição, quando tomamos informações sobre a estrutura organizacional e de como se encontra neste momento a situação financeira. Diante dos fatos relatados, solicitamos uma situação atual da origem dos recursos da instituição para que de forma pontual possamos intervir em alguns casos onde há disposição  porém sem liberação. É fundamental que o orçamento seja revisto para adequá-lo às reais condições de realização de receita e junto a isso verificar como e onde os custos e despesas poderão ser minimizados.
Na seqüência,  efetuamos uma  reunião com a diretoria da instituição,  onde tivemos um relato dos aspectos legais e diretrizes elaboradas para levar adiante com êxito todo trabalho até este momento consolidado. Com base nas condições expostas, optamos em fazer visitas semanais agendadas com o responsável pela gestão da instituição. A intervenção se dará mediante reuniões, sistematização e análise dos dados gerados semanalmente, fornecidos pela instituição. Também serão efetuadas visitas agendadas ao meio empresarial com objetivos específicos.
Trabalhando a ferramenta do orçamento aberto pretendemos, fazer as análises para atestar a eficácia e eficiência operacional da gestão como um todo.
Como base na legislação fiscal e tributária em vigor a contabilidade da instituição deverá proporcionar e demonstrar todas as alternativas relativas a captação de recursos relativos à natureza específica. Assim, com nossa assessoria teremos condições de ajudar a implementar ações mais realistas que vem ao encontro dos objetivos e metas estabelecidas nos estatutos e propostos pela diretoria.

Trabalhos realizados pela Eq. de Odontologia / Ortodontia

Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de ODONTOLOGIA / ORTODONTIA
A equipe atuará em um turno semanal (manhã ou tarde) no projeto COPAME, e como uma interface do Projeto “Corrente do Bem” mantendo as atividades de Rio Pardo diminuídas neste turno.
Inicialmente deverá ser feita uma triagem, onde todas as crianças serão examinadas pela equipe, momento em que serão definidas as necessidades específicas de cada uma delas. A triagem será feita nas instalações da COPAME. Os dados serão anotados em um prontuário próprio.

Os prováveis grupos de necessidades são:

        1- Aqueles que necessitarão de aparelho ortodôntico removível.
        2- Os que não necessitam de aparelho, mas sim de outras intervenções ortodônticas, como: exercícios de selamento labial e respiração nasal, desgastes seletivos em dentes decíduos com o fim de guiar a erupção dos dentes permanentes
        3-  Portadores de outras necessidades odontológicas a serem encaminhadas para tratamento por outro profissional da odontologia, no mesmo projeto
  •       Os integrantes do grupo 1 poderão se enquadrar também nos grupos 2 e/ou 3 e os integrantes do grupo 2 poderão se enquadrar também no grupo 3.
  •       Os componentes do grupo 1 terão a parte principal de seu tratamento nas clínicas do curso de Odontologia da UNISC, além da confecção de seus aparelhos no Laboratório deste curso. Para tanto, serão levados à UNISC em conduções próprias da COPAME, mensalmente, durante o tempo em que durar o tratamento (pode variar de 1 a 3 anos aproximadamente, podendo até exceder este tempo). Caso a criança retorne à sua família ou seja adotada durante o período de tratamento ativo, será assegurada a possibilidade de continuidade do mesmo até sua conclusão. Os tratamentos terão um acompanhamento fotográfico específico, permitindo a obtenção de documentação que registre a evolução do tratamento.
  •       Os componentes do grupo 2 podem ser subdivididos da seguinte forma:  A)aqueles que necessitam de orientações, exercícios, treinamento de respiração e musculatura orofacial: estes não necessitarão ser conduzidos à Unisc, pois o acompanhamento e treinamento poderá ser feito nas dependências da COPAME, pela mesma equipe, por  um período de 1 a 2 anos, normalmente. B) aqueles que necessitarem de desgastes em dentes decíduos: deverão ser conduzidos à Unisc, clínica de Odontologia, para intervenção, em sessão única ou até no máximo 4 consultas.

Trabalhos desenvolvidos pela Eq. de Odontologia/Prevenção


Trabalhos desenvolvidos pelo CURSO DE ODONTOLOGIA / PREVENÇÃO
  • Participar das atividades de integração da equipe do projeto;
  •  Realizar uma revisão do material bibliográfico e elaborar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
  • Planejar as ações a serem desenvolvidas;
  • Realizar o cadastramento dos beneficiários, criando um banco de dados;
  • Realizar de um levantamento epidemiológico das condições bucais;
  • Aplicar métodos educativos através de atividades lúdicas ( teatros, fantoches, música, brincadeiras educativas);
  • Realizar a higiene bucal supervisionada, com demonstração do uso do fio dental, bem como da escovação;
  •  Encaminhar as crianças  para a assistência odontológica, nas clínicas do curso de odontologia da UNISC, incluindo: exame clínico e radiográfico, revelação de placa, profilaxia geral e instruções de higiene oral, aplicação de flúor e de selantes, restaurações provisórias e definitivas, exodontias, endodontias, raspagens, drenagens de abscessos, contenções de dentes traumatizados, encaminhamentos a outras especialidades;
  • Elaborar material para publicação e/ou apresentação em eventos a partir dos resultados obtidos;


Escovação supervisionada com os pequenos, 2010

Assistindo filme ( DVD, Dr. Dentuço, a importância da escovação) com os meninos.

Pintando os desenhos com os meninos - 2011

Palestra de escovação com macromodelo de demosntração com os meninos, 2010.

Escovação individual no berçário, 2011

Brincando com as crianças do berçário antes da escovação

Escovação supervisionada com as meninas, 2010

Trabalhos realizados pela Eq. de Psicologia

Trabalhos desenvolvidos pelo Curso de PSICOLOGIA

  • Grupo com Cuidadores: São realizadas atividades de grupo quinzenais, as sextas-feiras, no parte da tarde, com os cuidadores. O trabalho é desenvolvido dentro da COPAME.A coordenação dos trabalhos é fundamentada na teoria fenomenológica existencial e busca subsídios principalmente dentro da abordagem gestáltica. Com essa finalidade pretendemos desenvolver praticas de integração, em pares, em grupo, exercícios de comunicação interior, exercícios de comunicação com os outros, atividades de grupo, arte, movimento e som.


  • Reunião Geral do Projeto: Uma vez por mês é reunido com toda equipe multidisciplinar do Projeto COPAME para reflexionar sobre o andamento do projeto.
  • Reunião com Diretoria da COPAME: Sempre que necessário são realizadas reuniões com a Diretoria da COPAME, sem que para tanto, tenha se estabelecido um cronograma das mesmas, ficando em aberto às necessidades que se apresentem.
  • Reunião com a Equipe Técnica da COPAME: Uma vez por mês a equipe de psicologia se reune com a equipe técnica da instituição COPAME, sendo estes: Assistente Social, Psicóloga, Enfermeira, Nutricionista, Supervisora, Contabilista.
  • Reunião com as crianças: Todas as sextas-feira são realizadas encontros com as crianças de 03 a 07 anos, sendo este momento conhecido como Conta Sonhos, já que pretendemos, a partir dos sonhos destas, permitir um momento de reesignificação das suas vivencias, além disso, de integração e uniao das mesmas.


  • Reunião da Equipe de Psicologia: Quinzenalmente é realizada a supervisão dos trabalhos desenvolvido pelos bolsistas pelo professor / orientador do curso de Psicologia. 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Conhecendo a Equipe do Projeto COPAME

O Projeto COPAME é multidisciplinar!


Pois conta com a participação dos cursos de Educação Física, Ciências Contábeis, Odontologia, Pedagogia e Psicologia, fazendo parte também do núcleo de ação comunitária da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul). 

Para isso, conta tanto com a participação de professores, como também de bolsistas PROBEX E PROVEX. São eles:

Educação Física
Professora: Sandra Mara Mayer 
Bolsistas: Liege Maiara Kruger
Ex Bolsistas, mas que também fazem parte da nossa história: Renata

Ciências Contábeis
Professores: Gilmar Vicente Lazzari e René Luiz Seibert 

Odontologia
Professores: Gladis Grazziotin e Roque Wagner





Bolsista: Karini Wilke Pens









Pedagogia 
Professora: Elisabeth Garcia Costa 

Psicologia






Professor: Miguel Angell Liello






Bolsistas: 

 Jéssica Brandt


Fabiane Azambuja, Luciene Santos Rodrigues e Jeson Theisen.

Ex Bolsistas, mas que também fazem parte da nossa história:
Bruna Pereira, Fátima Corá Brandt e Marisabel.

Como faz parte também do núcleo de ação comunitária (NAC) da UNISC temos a colaboração dos estagiários deste local.

Objetivos do Projeto

Participação do Curso de PSICOLOGIA
Objetivos gerais:
- melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos funcionários da instituição que estão diretamente ligados a função de cuidadores das crianças,
- aproximar os pais das crianças, nos casos em que estes ainda possuem o pátrio poder, para ajudá-los nas dificuldades que enfrentam em relação a sua vida pessoal e filhos.

Objetivos específicos:
- oferecer novos elementos para a análise e reflexão das atividades que os funcionários realizam,
- realizar junto aos funcionários atividades grupais de orientação para ajudá-los a enfrentar as dificuldades que aparecem no dia a dia do seu trabalho, tanto com as crianças como com seus companheiros de equipe,
- orientar atividades de discussão, reflexão, e integração dos membros da equipe de funcionários, usando para tal finalidade experimentos gestálticos adequados para alcançar essas finalidades.
- oportunizar aos acadêmicos participantes a realização de atividades de extensão e ação comunitárias aliadas à teoria e prática pedagógica,
- avaliar a satisfação das expectativas e necessidades dos participantes.
- realizar junto aos pais que ainda possuem o pátrio poder atividades de discussão, reflexão e integração entre si e com seus filhos, para tanto serão utilizados experimentos gestálticos com a finalidade de facilitar essas finalidades.

Participação do Curso de CIENCIAS CONTÁBEIS
Objetivo geral:
Identificar, analisar e acompanhar  o Sistema de Gestão Contábil e Financeiro  da COPAME com a finalidade de garantir  à instituição,  sustentabilidade nas condições  estabelecidas no seu Estatuto Social;

Participação do CURSO DE ODONTOLOGIA /PREVENÇÃO
Objetivos gerais:
- privilegiar atividades comunitárias que propiciem ajuda à sociedade, ao mesmo tempo que oferecem aprendizado e experiência aos acadêmicos participantes de forma a contribuir para formação de um profissional sensível às necessidades de saúde da população, buscando a integração multidisciplinar, entre ações de natureza preventiva e curativa, teoria e prática;
conscientizar os profissionais da saúde de suas responsabilidades éticas;
- contribuir para o crescimento acadêmico, uma vez que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento teórico aprendido em sala de aula e, assim, conseguir através da metodologia proposta, resultados concretos em benefício de uma comunidade carente e necessitada;
- formar profissionais em situações de dificuldades econômicas e culturais;
- oportunizar uma maior interação com a comunidade, que possibilita vivências e percepções que não ficam limitadas às atividades curriculares;
- treinar os estudantes para o atendimento dos beneficiários, no sentido de desenvolver habilidades de comunicação entre os diversos profissionais envolvidos no projeto, bem como com as lideranças da instituição;
- capacitar os prestadores de serviços da instituição com o intuito de formar agentes multiplicadores de saúde, ampliando suas percepções de saúde bucal;
- criar um espaço para troca de experiências e momentos de diálogo entre os funcionários e as equipes dos projetos, dando oportunidade de conversar sobre problemas enfrentados no dia a dia da instituição;
-promover desenvolvimento de atividades que envolvam as crianças, criando dessa maneira maior convívio entre elas e as equipes dos projetos.

Participação do Curso de ODONTOLOGIA / ORTODONTIA
Objetivos
- realizar o tratamento ortodôntico preventivo e interceptivo dos beneficiados
- promover o correto crescimento e desenvolvimento buco-facial, bem como o bom desenvolvimento da oclusão dos beneficiados
- estimular e propiciar a respiração nasal, condição básica para que os dois itens acima possam ser alcançados
- fomentar a auto-estima e a inserção social das crianças beneficiadas, através de uma boa estética buco-facial e do acompanhamento “tutorial” da equipe, durante os anos em que estiverem em tratamento
- facilitar a futura inserção social e participação digna em sua comunidade, destes futuros jovens e adultos, eliminando o fator de exclusão, ou no mínimo dificultador, que são as maloclusões, muitas vezes severas, apresentando-se como verdadeiras deformidades faciais.

Participação do Curso de EDUCACAO FÍSICA
Objetivo Geral:
- Promover atividades lúdicas recreativas (aula de Educação Física), e atividades lúdicas Aquáticas, (aula de Natação) através de jogos e brincadeiras, estimulando cuidados com a saúde e a valorização dos mesmos.

Objetivos Específicos:
- Oferecer novos subsídios para a melhoria da atividade física;
- Orientar quanto à importância do desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene para a saúde integral;
-Oferecer os esportes coletivos e jogos pré-desportivos, como uma prática social de participação coletiva, promovendo solidariedade, criatividade, integração e socialização do educando.
- Realizar, junto aos alunos participantes, de diferentes brincadeiras, dinâmica com música, jogos simbólicos, atividades livres, atividades dirigidas;
- Efetivar as atividades com materiais diversos como: balões, bolas e garrafas plásticas, arcos, latas, blocos de madeira, e outros;
- Criar diversos  jogos como: boliche (com bolas e garrafas),jogo de encaixe, quebra-cabeça;
- Confeccionar  brinquedos diversos  com materiais alternativos;
- Organizar eventos recreativos alusivos a dias festivos, como: páscoa, carnaval, dia das mães, festa junina, dia da criança, natal e outros;
- Oportunizar aos acadêmicos a realização de atividades de pesquisa e extensão, aliando teoria a prática pedagógica;
Avaliar a satisfação das expectativas e necessidades dos participantes;
- Aplicação, durante o desenvolvimento das atividades, de instrumento de avaliação e verificação do nível de satisfação dos usuários, com relação ao trabalho desenvolvido.